Vamos criar juntos, um cadastro de clientes?
Começamos pela planilha base.
Vamos abrir o Excel:
Excel aberto, vamos salvar esse arquivo com o nome Cadastro e habilitado para receber Macro
Quais os campos, que quero ter no meu cadastro de clientes?
Vou criar uma tabelinha com esses campos.
Pronto, já tenho minha “base de dados”
Lembre-se de salvar de tempos em tempo, durante a criação do seu arquivo.
Formatar a planilha
Para digitar, simplesmente clicamos na célula, e digitamos.
Em seguida pressionamos enter, tabulação ou as setinhas de direcionamento.
Agora vamos começar com o redimensionamento das colunas.
Com o cursor de seleção de coluna, selecione todas as colunas que estamos utilizando.
Coloque o cursor em cima da letra A. Pressione o botão esquerdo e arraste até a letra H.
Todas as colunas ficarão selecionadas.
Agora vamos utilizar o cursor de redimensionamento de largura.
Coloque o cursor na linha que separa a letra A da letra B.
Com o cursor posicionado, de um duplo clique.
Todas as colunas se auto redimensionarão. Ficarão com o tamanho do maior dado encontrado na coluna
Agora vamos formatar o cabeçalho.
Selecione as células de A1 até H1.
Agora na área de formatação escolha as formatações que quer aplicar:
Basicamente está formatado o cabeçalho.
Agora vamos colocar linhas nessa tabela.
Vou selecionar do A1:H14.
Viu como é fácil?
Vamos só finalizar congelando painéis. Ou seja, deixar o cabeçalho congelado mesmo que a planilha seja movimentada para cima.
Vamos lá! Clique em A2.
Agora movimente a planilha para baixo, e veja que é como se a Maria ficasse embaixo do cabeçalho.
Legal né? E simples.
Vamos seguir estudando....
Agora vamos para a programação.
Pressione a tecla Alt e a tecla F11 ao mesmo tempo.
Será apresentada a seguinte tela:
Vamos criar um formulário.
Será apresentada uma tela no lado direito da tela. Com uma área delimitada para a criação do formulário.
E também será apresentado, sempre que a área de formulário estivar ativa, uma barra de ferramentas de formulário.
Isso apresentado, vamos começar?
Primeiro vamos desenhas os rótulos:
Para desenhar o Rótulo, clique nele, depois vá até a área de formulário, clique e arraste.
Faremos 8 rótulos.
Como pudemos ver, está faltando espaço. Para aumentar o espaço, precisaremos clicar na área cinza do formulário, onde não tem Rótulos, e utilizar as alças de redimensionamento.
Arrumei grosseiramente, agora vamos alinhar.
Com todos os Rótulos selecionados, clique no menu Formatar – Alinhar – Esquerda
Lembre-se de salvar de tempos em tempo, durante a criação do seu arquivo.
Agora vamos arrumar o espaçamento entre os objetos.
Com todos os rótulos selecionados, clique no menu Formatar – Espaçamento Vertical – Criar igual.
Observe como tudo ficou arrumadinho.
Vamos incluir os campos para preenchimento agora.
Para desenhar as Caixas de Texto, clique nela, depois vá até a área de formulário, clique e arraste.
Faremos 8 Caixas de Texto, em frente aos Rótulos.
Depois faremos novamente o alinhamento.
Vamos alterar o que está escrito nos Rótulos.
Clique no Primeiro Rótulo.
Na janela de propriedades, procure por CAPTION e na frente digite: Nome, pressione Enter, e pronto! Veja que seu rótulo agora está NOME
Vamos repetir isso para todos os rótulos.
Lembre-se de salvar de tempos em tempo, durante a criação do seu arquivo.
Agora precisamos dar nomes a cada caixa de texto.
Clique na primeira caixa de texto.
Na janela de propriedades, procure por NAME e na frente digite: Txt_Nome, pressione Enter, e pronto!
Vamos repetir isso em todos os Campos de Texto.
Vamos dar um nome para o Formulário também?
Clique na área cinza do formulário, onde não tenha nem rótulo e nem caixa de texto.
Na janela de propriedades, procure por NAME e na frente digite: Form_Cadastro, pressione Enter, e pronto!
Vamos mudar o Caption do formulário também
Clique na área cinza do formulário, onde não tenha nem rótulo e nem caixa de texto.
Na janela de propriedades, procure por CAPTION e na frente digite: Cadastro Cliente, pressione Enter, e pronto!
Lembre-se de salvar de tempos em tempo, durante a criação do seu arquivo.
Vamos criar um botão Cancelar, que fecha o formulário sem fazer nada.
Clique na ferramenta Botão de Comando, depois na área de formulário, clique, segure e arraste para desenhar o botão.
Vamos mudar o Caption e o Name do botão.
Clique Botão.
Na janela de propriedades, procure por NAME e na frente digite: Btn_Cancel, pressione Enter, agora procure por CAPTION e na frente digite: Cancelar, pressione Enter
Para dar funcionalidade para o botão, vamos dar um duplo clique sobre o botão.
Uma nova folha será aberta.
O comando agora é simples. Basta pedirmos que o formulário seja ocultado.
Vamos testar?
Feche essa folha.
Agora temos o formulário novamente na tela.
Clique no formulário, e pressione F5
Teremos na tela, nosso formulário, agora aparecendo em cima da planilha.
Clique em Cancelar e o formulário será fechado.
Funcionou!!!!
Outra coisa que podemos fazer para facilitar, é determinar que o ESC, também funciona como Cancelar. Assim a pessoa pode utilizar o teclado para fechar o formulário.
Lembre-se de salvar de tempos em tempo, durante a criação do seu arquivo.
Clique no Botão Cancelar.
Na janela de propriedades, procure por CANCEL e na frente escolha: True, pressione Enter, pronto!! Vamos testar?
Clique no formulário, e pressione F5
Teremos na tela, nosso formulário novamente, aparecendo em cima da planilha.
Pressione ESC e o formulário será fechado.
Agora vamos ao botão mais importante. O OK. Nele colocaremos toda programação que pega os dados do formulário e joga na planilha.
Vamos desenhar o botão.
Clique na ferramenta Botão de Comando, depois na área de formulário, clique, segure e arraste para desenhar o botão.
Vamos mudar o Caption e o Name do botão.
Clique Botão.
Na janela de propriedades, procure por NAME e na frente digite: Btn_OK, pressione Enter, agora procure por CAPTION e na frente digite: OK, pressione Enter
Para dar funcionalidade para o botão, vamos dar um duplo clique sobre o botão.
A folha que utilizamos para colocar funcionalidade no botão Cancelar, será apresentada novamente.
Agora digitaremos os comando na área referente ao botão OK.
Legal de Saber:
- Tudo que eu escrever depois do apostrofe (‘) é apenas um comentário, ficará em verde, e não fará diferença na execução do comando.
Normalmente utilizamos os comentários para ajudar em possíveis atualizações no código, principalmente se for feito por outra pessoa, para que a mesma entenda o que fizemos. Também utilizamos para documentar algo, assim não esqueceremos o porque utilizamos um ou outro comando.
- Variáveis são espaços para armazenamento de informações. Como se fossem caixinhas onde guardamos coisas. Por exemplo: a variável X recebe a informação 4, então X=4, sempre que eu falar em X, estarei falando 4.
- Toda variável tem um nome. Esse nome deve começar com uma letra, e não pode ter espaço ou caracteres especiais.
- Toda variável tem um tipo, que será definido após a palavra as. As variáveis podem ser do tipo texto (string), moeda (Currency), número (byte, double, integer...), data (date)... entre outros.
- For Each repete uma mesma ação por um número de vezes definido.
- Worksheets refere-se a planilha em que trabalharemos
- Range refere-se ao intervalo em que trabalharemos
- A função IF, é SE, ela só executará uma ação SE a condição determinada for verdadeira.
- Then é então. Se uma condição for verdadeira ENTÃO executará a ação
- Offset é o comando para ler a célula abaixo ou ao lado. (0,0) o primeiro número define quantas casas deve andar para cima ou para baixo. '(0,0) o segundo número define quantas casas deve andar para esquerda ou direita
- O sinal de igual atribui um valor
- Exit sub Finaliza processo
- End If finaliza a função Se
- Next procura a próxima célula
- Unload Me fecha o formulário
Vamos lá! Agora digitaremos o código.
Lembre-se de salvar de tempos em tempo, durante a criação do seu arquivo.
O CÓDIGO
Private Sub Btn_Ok_Click()
'Definição de Variáveis
'Dim cria a variável
'As define o tipo de variável
Dim Nome As String
Dim Email As String
Dim Celular As String
Dim Telefone As String
Dim Endereco As String
Dim Bairro As String
Dim Cidade As String
Dim Estado As String
Dim Celula As Object
'For Each repete uma mesma ação por um número de vezes definido
'Repetiremos até que ele encontre uma célula em branco
'para colocar os dados que digitamos no formulario
'A busca será feita na Planilha PLAN1, na coluna A
For Each Celula In Worksheets("Plan1").Range("A:A")
'a função IF, é SE, ela só executará uma ação SE a condição determinada
'for verdadeira.
'Nesse caso, se a celula estiver vazia, ele joga os dados na planilha
'se não estiver vazia, ele pula para a debaixo, até que encontre uma vazia.
If Celula = "" Then
'Then é então. Se uma condição for verdadeira ENTÃO executará a ação
'Offset é o comando para ler a célula abaixo ou ao lado
'(0,0) o primeiro número define quantas casas deve andar para cima ou para baixo
'(0,0) o segundo número define quantas casas deve andar para esquerda ou direita
'O sinal de igual atribui um valor
'Nesse caso, uma célula receberá o valor que está no campo de texto que preenchemos
Celula.Offset(0, 0) = Txt_Nome
Celula.Offset(0, 1) = Txt_Email
Celula.Offset(0, 2) = Txt_Celular
Celula.Offset(0, 3) = Txt_Telefone
Celula.Offset(0, 4) = Txt_Endereco
Celula.Offset(0, 5) = Txt_Bairro
Celula.Offset(0, 6) = Txt_Cidade
Celula.Offset(0, 7) = Txt_Estado
'Depois de atribuir os valores, vamos encerrar o processo
'senão ele preencherá a planilha toda com esses dados
Unload Me
'Unload me - Fecha o formulário
Exit Sub
'Exit sub Finaliza processo
End If
'End If finaliza a função Se
'Caso a celula não esteja em branco, devemos procurar a próxima
Next
'Next procura a próxima célula
End Sub
Vamos testar?
Feche a janela.
Agora temos o formulário novamente na tela.
Clique no formulário, e pressione F5
Teremos na tela novamente, nosso formulário, aparecendo em cima da planilha.
Vamos preencher.
Agora clique em OK
Os dados serão lançados na planilha e o formulário será fechado.
Legal né?
Vamos colocar um botão na planilha, que chame esse formulário, para ficar mais fácil?
Ainda no Visual Basic, vamos abrir um novo Módulo.
Temos uma folha em branco.
Nela digitaremos o código.
Legal de Saber:
- A macro começa com SUB. SUB cria macro.
- Toda Macro deve ter um nome, que deve começar com letra, não deve ter espaço ou caractere especial.
- Após o nome deve ter parênteses ()
- A macro termina com END SUB
- Show – mostrar, apresentar
Lembre-se de salvar de tempos em tempo, durante a criação do seu arquivo.
Vamos lá! Agora digitaremos o código.
O CÓDIGO
Private Sub Btn_Ok_Click()
Sub chamar_formulario()
'Show mostra o formulário
Form_Cadastro.Show
End Sub
Com o código digitado, podemos fechar o VBA agora:
Na planilha, vamos inserir uma figura.
Desenhe a forma.
Clique com Botão Direito sobre a forma desenhada
Clique em ATRIBUIR MACRO
Será apresentada uma janela com as macros existentes no arquivo.
Clique na macro CHAMAR_FORMULARIO, e clique em OK
Lembre-se de salvar de tempos em tempo, durante a criação do seu arquivo.
Agora clique na planilha para desmarcar a forma.
Essa forma agora é um botão. Ao passar o cursor sobre a forma, o cursor virará uma mãozinha.
Clique no botão.
Seu cadastro está pronto.
Vamos formatar o Formulário?
Selecione os Rótulos
Na janela de propriedades, procure por BACKSTYLE e na frente escolha: 0 - fmBackStyleTransparente
Selecione os Botões
Na janela de propriedades, procure por BACKCOLOR e na frente escolha: A cor desejada. Eu escolhi Branco
Na janela apresentada, escolha a formatação desejada.
Selecione o Formulário
Na janela de propriedades, procure por BACKCOLOR e na frente escolha: A cor desejada. Eu escolhi Branco
Selecione os Rótulos
Na janela de propriedades, procure por FONT e na frente clique nos três pontinhos
Na janela apresentada, escolha a formatação desejada.
Agora vamos desenhar um rótulo
Clique em Rótulo e desenhe um rótulo no Rodapé do formulário.
Na janela de propriedades, procure por CAPTION e na frente apague o conteúdo
Na janela de propriedades, procure por BACKCOLOR e na frente escolha uma cor. Eu escolhi Azul Marinho.
Clique em Rótulo e desenhe um rótulo no Cabeçalho do formulário.
Na janela de propriedades, procure por FONT e na frente clique nos três pontinhos
Na janela de formatação de fonte, escolha a formatação desejada.
Na janela de propriedades, procure por FORECOLOR e na frente escolha a cor desejada. Eu escolhi Branco
Na janela de propriedades, procure por BACKCOLOR e na frente escolha a cor desejada. Eu escolhi Azul Marinho
Agora pressione F5 e veja o resultado.
Foi legal né?
Algumas dúvida????
(Clique Aqui para baixar o arquivo)